NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Capital presta homenagem aos 60 Anos da Cáritas Arquidiocesana

Para marcar os seus 60 Anos de existência, o Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre-Cáritas Arquidiocesana foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A sessão solene ocorreu na noite de terça-feira (23 de maio) foi realizada com o Plenário Otávio Rocha lotado por servidores, admiradores da instituição e autoridades. Entre os presentes estavam os vereadores Matheus Ayres e Wambert Di Lorenzo, a Presidente da CRB - Ir. Paula Schneider, os arcebispos eméritos - Dom Dadeus Grings e Dom Sílvio Irineu Wilges, o Presidente da Fasc - Solimar Amaro, a Secretária de Assistência Social de Arroio dos Ratos - Eloy Ávila, o Presidente do SECRASO - Roni Ferrari, o Presidente do SENALBA/RS - Antônio Johann, o Assistente Eclesiástico da entidade - Pe. José Romeo Maldaner, Ir. Jocélia Dal Bello(Scalabrinianas),  o Bispo Auxiliar de Porto Alegre - Dom Adilson Busin, sacerdotes, lideranças comunitárias e membros da Diretoria da entidade.

O Proponente da Sessão, Vereador João Carlos Nedel afirmou que a Cáritas Arquidiocesana é um serviço da Igreja aos empobrecidos. Ele destacou que em seis décadas de atividade a instituição desenvolveu inúmeras atividades importantes beneficiando à cidade. "É uma verdade indesmentível: os habitantes de Porto Alegre se encantam com o Mensageiro da Caridade. Essa homenagem do povo portoalegrense quer dar visibilidade a uma instituição que tem responsabilidade social". Entre tantos exemplos citados pelo vereador está o desenvolvimento de programa de segurança alimentar que a cada mês auxilia mais de 7 mil famílias da Região Metropolitana.  

Em seu aparte, o Vereador Wambert Di Lorenzo, afirmou que a Cáritas é o segundo nome de Deus. "A Cáritas Arquidiocesana muito nos orgulha, porque ela representa o cuidado carinhoso de Deus para os homens. Que a Cáritas persevere por muitas décadas demonstrando o zelo e cuidado com a vida".

O Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Busin,  destacou que comemorar os 60 Anos da Cáritas Arquidiocesana representa reconhecer uma presença forte e consistente da Igreja na área social, mostrando com obras a fé que conduz homens e mulheres que acreditam em grandes ideais. Ele lembrou que o ponto de partida desta trajetória está ancorado no ano de 1957, quando o visionário Pe. Paulo De Nadal, por mandato do Arcebispo Dom Vicente Scherer, assumiu a incumbência de criar uma entidade capaz de congregar as organizações católicas que atuavam na área social e dar-lhes apoio e orientação comum. O prelado salientou a participação importante de protagonistas desta história como Dr. Roberto Bier da Silva, Diác. Ivo Guizzardi e Maurício Vian. Ele disse que em sua trajetória a Cáritas manteve a vigilância para a necessidade de orientação, vínculo e suporte a toda a ação social da Arquidiocese.

A Presidente do Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre, Ir. Egídia Muraro, salientou que um dos méritos de sua trajetória foi instalar o seu ideal no coração da sociedade gaúcha. "Sua credibilidade nasceu da constituição de uma grande rede de solidariedade que possibilita a promoção da dignidade humana". Ela lembrou que somente em 2016 a entidade ofereceu a oportunidade para 92 jovens ingressarem no mercado de trabalho com formação e profissionalização.  Ainda acolheu 117 Crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos e capacitou 2.055 pessoas através de seus cursos gratuitos ofertados para toda a rede socioassistencial. A religiosa afirmou que há 60 Anos a entidade trabalha com as pessoas, para que mais gente possa ser gente!

Numa mensagem transmitida por vídeo, o ex-Presidente Roberto Bier da Silva expressou que o trabalho da entidade mobiliza as pessoas porque é bem feito. "E se é bem feito é capaz de encantar".  

Ahom
Plenário lotado para o evento

Ahom1
Servidores, apoiadores e autoridades comparaceram à Sessão Solene

Mensageiro da Caridade

Todos somos irmãos