Ações

Conheça o nosso trabalho

Parceria com a comunidade

Durante as seis décadas de história, o apoio da comunidade tem sido decisivo para a realização da missão institucional. Um sentimento de confiança e credibilidade criou um vínculo muito forte entre o Mensageiro da Caridade e os seus doadores.
A simplicidade da ação, aliada à eficiência do serviço, rendeu o reconhecimento da população. Conforme levantamento realizado em Porto Alegre pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública, a instituição foi reconhecida espontaneamente por 98% da população pesquisada. Isso indica a importância de uma ação de elevado interesse social.
Os indicadores do cadastro da instituição mostram também que, a cada ano, mais pessoas se agregam a esta grande rede de solidariedade. O Mensageiro da Caridade é esta força que provoca um sentimento e uma atitude de solidariedade.

Auxilio nas emergências

A atuação nas situações de emergência natural é um grande desafio porque ultrapassa o alcance dos organismos privados, da Igreja e do próprio governo. Com sua história, o Mensageiro da Caridade tornou-se perito no atendimento a essas ocorrências, atuando não somente no momento da catástrofe. Trata-se de uma atenção continuada ao sofrimento dessas famílias.
Nos últimos anos, o Mensageiro da Caridade teve uma atuação significativa no apoio às famílias e comunidades atingidas por enchentes, incêndios, temporais e outras catástrofes. A entidade proporciona apoio e condições de vida digna com atendimento às necessidades básicas das famílias carentes, principalmente nas situações de emergências naturais e sociais. Foram auxiliados ainda vários grupos de migrantes com bens e utilitários domésticos para mobiliar suas residências.
Somente no ano de 2016, o Mensageiro da Caridade prestou ajuda a 19.422 famílias vítimas de emergências naturais e sociais, mediante o fornecimento de auxílios materiais. Também foram entregues 576 toneladas de arroz às famílias carentes na área da Segurança Alimentar.

Jovens no primeiro emprego

O Mensageiro da Caridade é uma escola de vida que transforma vidas. A concepção de oficina de aprendizagem está atendendo a uma necessidade da comunidade. São mais de noventa jovens que todos os dias recebem orientação pessoal e profissional. Essa dupla função da oficina aprimora os serviços da instituição e garante renda para as famílias pobres, porque os jovens têm carteira assinada e a entidade cumpre todas as obrigações da legislação trabalhista. É a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho com formação, disciplina e qualificação profissional.
Em resposta a esta desafiadora realidade da juventude brasileira, no ano de 2016, o Mensageiro da Caridade assegurou oportunidade de trabalho a 92 jovens. Esses dados mostram que a instituição desenvolve um trabalho de grande interesse social, preparando os jovens para exercer uma profissão e garantindo a sua subsistência e sua cidadania.

Serviço de convivência para crianças e adolescentes

Para prestar auxílio às famílias carentes, o Mensageiro da Caridade mais um programa social. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende diariamente na sede da entidade a oitenta (80) crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola. O serviço é destinado a complementar o trabalho de educação da família e da escola e prevenir a ocorrência de situações de risco social, envolvendo crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos, que vivem no entorno da entidade.
Os participantes do programa apresentam como principal característica a falta de estrutura e vínculo familiar e elevado grau de vulnerabilidade social. Apresentam traumas psicossociais e dificuldade de convivência com outras crianças. Além das atividades socioeducativas, eles recebem almoço e lanche oferecidos pela entidade, que são a base de sua dieta alimentar diária.
Este é um Programa de Proteção Social Básica que visa o fortalecimento dos vínculos familiares e o incentivo à convivência comunitária. O Mensageiro da Caridade oferece espaço, educadores qualificadose toda a estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades. A meta desta atividade é tornar as crianças e os adolescentes cidadãos com dignidade, direitos respeitados e futuro exitoso.
Além das atividades realizadas, os participantes recebem alimentação, acompanhamento familiar e oportunidade de desenvolvimento integral, com oficinas de artesanato, culinária, informática, dança, música, teatro, percussão e inglês. Esse trabalho é realizado com recursos gerados a partir da venda dos bens repassados pelos doadores ao Mensageiro da Caridade.

Todos somos irmãos