NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Mensageiro da Caridade apoia produção artesanal do povo Kaingang

“Com as doações do Mensageiro da Caridade nosso povo está conseguindo trabalhar e produzir artesanato, que é nossa principal fonte de renda”. A afirmação é da Coordenadora da Comunidade Kaingang Fàn Nhin, Teresinha de Paula Ribeiro. A comunidade está instalada no bairro Lomba do Pinheiro. Ela recebeu em meados de agosto linhas, tecido, missangas e outros materiais para produção artesanal. No entanto, mensalmente o Mensageiro da Caridade realiza doações para esta comunidade, como aconteceu com a entrega de uma carga de móveis e colchões no dia 30 de setembro.

A doação viabilizou o trabalho de 35 famílias indígenas. “Compartilhamos tudo o que recebemos do Mensageiro da Caridade de modo igualitário entre as famílias, porque aqui não temos terra para cultivar. Então, o principal trabalho de nossa gente é o artesanato”.  Toda a produção da tribo é comercializada no centro da cidade e no Parque da Redenção. “Conseguimos um espaço importante de comercialização aos sábados na Feira Orgânica do Bom Fim e no domingo no Brique da Redenção. Isso garante um recurso importante para a sobrevivência das famílias”.

Ela fez um agradecimento especial ao Mensageiro da Caridade pelo apoio à comunidade. “Nosso sentimento não encontra palavras para expressar a gratidão pelas doações recebidas. Aqui nossas famílias são muito necessitadas. Graças a esse apoio nossas crianças estão agasalhadas, nossas casas têm móveis e as famílias tem o que vestir. É um gesto maravilhoso do Mensageiro da Caridade esse de ajudar nosso povo”.

A Assistente Social do Mensageiro da Caridade, Marta Bangel, destaca que esse apoio social é uma forma de garantir o trabalho da comunidade Kaingang. “Essa ação assegura dignidade pelo trabalho e condição de vida com os móveis e utensílios domésticos para equipar as residências. Nosso apoio valoriza a cultura indígena na medida em que oferece o suporte para que eles produzam peças típicas que expressam o conhecimento e a sabedoria milenar do povo Kaingang”.



Mensageiro da Caridade
Artesanato é a principal fonte de renda da comunidade.

Todos somos irmãos