NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Arquidiocese qualifica conselheiros de políticas públicas

A Dimensão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese de Porto Alegre, em parceria com o Mensageiro da Caridade, o Grupo Fé e Cidadania e a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, concluiu no dia 18 de fevereiro o Curso de Formação de Conselheiros de Políticas Públicas. Foram três meses de atividades com aulas online e atividades complementares.  O grupo que concluiu o curso é formado de 48 participantes, que receberam certificados pela ESTEF. O corpo de assessores teve qualificados como dirigentes de grandes projetos, conselheiros de políticas públicas, gestores de órgãos públicos e professores universitários.

A participante de Esteio, Cláudia Alves, destacou o alto nível do programa de formação pela qualidade das temáticas e assessores qualificados. “Este aprendizado conduz a uma nova postura. Temos de batalhar por políticas públicas que garanta a inclusão e os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade”. Ela afirmou que o curso mostrou um procedimento importante para o trabalho social da Igreja. “A caridade é necessária, mas o mais importante é a transformação social que assegure os direitos das pessoas”. Ela manifestou o desejo do grupo de continuidade deste processo de formação, com intuito de qualificar a presença dos cristãos nos espaços de gestão das políticas públicas.

O Diretor Executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, afirmou que a entidade sentiu-se honrada em participar desse projeto de políticas públicas com o aporte de fé. “Tenho certeza que o curso despertou o interesse e a oportunidade de qualificar para a defesa dos direitos das pessoas. O desejo é que essa formação seja transformada em incidência política, para buscarmos o desenvolvimento social”.

Para o Diretor da ESTEF, José Bernardi, os centros acadêmicos e as organizações da sociedade civil não podem abdicar dessa oportunidade de qualificar pessoas para interferir nos espaços de definição e deliberação das políticas púbicas. ”Não basta estar nos espaços de controle social, mas atuar na defesa dos direitos das pessoas que tem mais dificuldades de acessá-los Por isso, é fundamental uma formação robusta para participar de forma crítica, qualificada e competente”. Ele ressaltou que “a certificação é uma forma de demonstrar o reconhecimento, que estamos preparados para essa missão de representação da sociedade”.

O Arcebispo Dom Jaime Spengler agradeceu o empenho da equipe que concebeu e viabilizou a iniciativa. Para ele, tomar consciência e buscar o aperfeiçoamento das políticas públicas, amparados pela fé cristã e da Doutrina Social da Igreja requer esforço persistente e coletivo. “É esperançoso ver o desejo que os leigos têm de se qualificar para ser uma presença competente nos diversos conselhos”. Ele lembrou a recomendação do Papa Francisco que participar das políticas públicas nos abre os olhos para vermos que no pobre a carne de Cristo torna-se visível para ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente. “O desmonte do caminho democrático que estamos percebendo no Brasil nos instrumentos de cuidado e promoção da vida, nos convoca ao empenho com determinação nos espaços públicos”. Ele acrescentou que se envolver com as políticas públicas é ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade e nobreza de cada vida humana. “Nossa consciência não pode ficar adormecida diante do drama da pobreza, que cresce de forma assustadora entre nós”.

Mensageiro da Caridade
Aulas foram online.

Todos somos irmãos