NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Secretário de Desenvolvimento social elogia acolhimento da Igreja Católica

“As paróquias da Igreja Católica estabeleceram com a população em situação de rua uma relação humana diferenciada. Criou-se uma proximidade extraordinária que a cidade e esse público ganham, porque sinaliza a possibilidade concreta de superação da condição de rua”. Essa foi a avaliação do Secretário de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Léo Voigt. A manifestação ocorreu no dia 09 de agosto durante reunião de avaliação da parceria da Arquidiocese com a municipalidade para acolhimento da população em situação de rua nas paróquias, nas gélidas noites deste inverno. Cerca de 100 pessoas por dia foram acolhidas nas nove paróquias que integraram a rede de acolhimento.

A reunião aconteceu na Sala João Paulo II, na Catedral Metropolitana, com a presença do Bispo Auxiliar, Dom Adilson Busin, de dirigentes da FASC, padres e lideranças da ação social da Igreja. Dom Adilson destacou o compromisso evangélico da acolhida e do cuidado com a realização desta ação. Para o Coordenador da Dimensão e Justiça, Caridade e Paz, Elton Bozzetto, esta cooperação sinaliza para a importância da consolidação de uma política pública, numa ação integrada entre governo e sociedade na efetivação da cidadania da população em situação de rua.

A iniciativa contou com apoio fundamental do Mensageiro da Caridade na articulação das ações. O Diretor Executivo da instituição, Luís Carlos Campos afirmou que a entidade cumpriu sua missão de assessorar e promover a integração das paróquias, para que o trabalho em rede pudesse ser coordenado e facilitado. A Presidente da FASC, Cátia Lara Martins, salientou a prontidão dos párocos em colocar os espaços à disposição. “O gesto mais lindo neste período gélido e quando a cidade mais precisava foi a atitude de acolhimento”.

O Pároco da Catedral, Pe. Rogério Flores, destacou a disponibilidade de voluntários e técnicos para o trabalho conjunto. “Precisamos utilizar o voluntarismo numa ação planejada e disciplinada, em favor de uma estratégia pública de superação desta realidade”. Ficou acordado que em caso de uma nova onda de frio extremo, as paróquias continuam a disposição da cidade para receber os moradores de rua.
 

Mensageiro da Caridade
Reunião aconteceu na Catedral Metropolitana.

Todos somos irmãos