NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Arquidiocese celebra o Dia Mundial do Pobre

“A rua agradece a Igreja pela sensibilidade e pela solidariedade”. A afirmação é do Coordenador do Movimento Nacional dos Moradores de Rua no RS, Cícero Adão. Esta manifestação ocorreu durante a Santa Missa do Dia Mundial do Pobre na Catedral Metropolitana. A celebração organizada pela Dimensão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese foi presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler. Após a celebração eucarística, as lideranças da ação social da Arquidiocese se reuniram para uma confraternização com a população em situação de rua no pátio da Catedral. Foi serviço cachorro quente e suco preparado pela Pastoral do Povo da Rua, paróquias e organizações da sociedade civil que atendem os moradores de rua da cidade.

O Coordenador da Dimensão da Caridade, Elton Bozzetto, salientou que trabalhar pela emancipação da população em situação de rua é fazer com essa população uma atividade de aproximação e de superação desta realidade que fragiliza tanto as pessoas. “Nesse sentido nós adotamos o método de trabalhar juntos na defesa e garantia de seus direitos”. Ele acrescentou que é necessário perceber e reconhecer a força salvífica que está nos pobres, para que se possa trabalhar com ele na superação da condição de miserabilidade.

O Arcebispo Dom Jaime Spengler afirmou que o Dia do Pobre, instituído pelo Papa Francisco, é uma ocasião para celebrar a solidariedade. “É o Dia de todos aqueles que acreditam na solidariedade, no auxílio recíproco, na bondade, na necessidade de cuidarmos e promovermos a vida e, sobretudo, a vida lá onde ela não esteja sendo suficientemente cuidada”. O arcebispo acrescentou que é inadmissível um país que produz e exporta alimento para satisfazer o planeta não matar a fome de seus filhos.

O Mensageiro da Caridade participou na organização da atividade com apoio técnico e liderança na programação. O Diretor Executivo, Luís Carlos Campos, afirmou que a cooperação demonstrada nesta atividade mostra a comunhão de esforços e objetivos comuns para superar essa situação que ataca a humanidade. “A beleza desta celebração é um hino de louvor à solidariedade de tanta gente que se integra para acolher e cuidar da vida das pessoas”.

O Dia Mundial dos Pobres trata-se de uma data instituída pelo Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2016. Desde então, a celebração passou a acontecer sempre no 33º Domingo do Tempo Comum. Para o Bispo Referencial da Caridade, Dom Adilson Pedro Busin, a data chama a atenção para a pobreza em todas as suas formas. Lembrando o tema do Dia do Mundial do pobre de 2021 – “Pobres sempre tereis convosco” – ele afirmou que “vencer a pobreza e a miséria é uma tarefa social árdua e continua. Abdicar desse empenho seria desistir da humanidade”. Durante a Santa Missa foi lançado o projeto dos Pequenos Reis Magos, que transmite a mensagem do nascimento de Jesus às famílias e arrecada recursos para auxiliar na Pastoral da Criança em países da África e América Central.



Mensageiro da Caridade
Dom Jaime incensa cruz confeccionada pelos presidiários.

Todos somos irmãos