NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Idosos recebem motivação e autoestima na prática da leitura

As idosas que participam do Centro de Convivência Santa Clara puderam conhecer a vida, a história e a personagem de Chiquinha Gonzaga. A atividade foi realizada com uma releitura da música “Ô, Abre Alas”, relembrando também as marchinhas carnavalescas e sambas famosos da história da música brasileira.

                Esta ação foi viabilizada pela programação que o Centro de Convivência, mantido pelo Mensageiro da Caridade, realiza todas as quartas-feiras através do projeto "A Leitura Unindo Gerações", em parceria com o Banco de Livros de Porto Alegre. O assistente social, Jonas Pertile, destaca que a iniciativa tem como finalidade proporcionar a leitura na motivação pessoal e na recreação. “Essa estratégia visa tornar os idosos mais críticos e conscientes de seus direitos e deveres, além das atividades de lazer e estímulo das memórias”.

                Durante o ano, a parceria vai utilizar a escrita e a leitura como ferramentas amigáveis na reelaboração de situações e propiciar bem-estar aos idosos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida. Pertile salienta que o processo de leitura tem também como objetivo auxiliar a memória, coordenação motora, oralidade, percepção de espaço e tempo do idoso, entre outros benefícios. “O envelhecimento bem-sucedido é proporcionado pela criatividade, memória, integração social, atividade cognitiva e motora. Esses fatores favorecem o resgate da autoestima e da autonomia dos idosos”.

Mensageiro da Caridade
Encontro apresentou história e obra de Chiquinha Gonzaga

Todos somos irmãos