NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Adolescentes são estimulados na criação literária

O estímulo a leitura e o prazer pela literatura são funções importantes da atividade socioeducativa. Para desenvolver essa dinâmica, o Centro Social Pe. Irineu Brand realizou no mês de junho o projeto de extensão denominado Ciclo Hiperliterário. A atividade foi desenvolvida pelos alunos da graduação em Escrita Criativa da PUCRS, sob coordenação do professor Cristiano Baldi.

A ação tem o objetivo de trabalhar ludicamente as narrativas literárias. Segundo o Assistente Social Jonas Pertile, a metodologia do projeto utilizou obras conhecidas e apreciadas pelos adolescentes, como por exemplo Harry Poter e a Pedra Filosofal, para refletir sobre o que revelam as histórias que as pessoas gostam. “Queremos também mostrar que essa transmissão  de escritor ou de criador de histórias é acessível a cada pessoa, independentemente de sua origem ou posição social. Ao mesmo tempo, a intenção é mostrar que todas as pessoas têm capacidade para criar suas próprias histórias”.

As atividades foram realizadas com três encontros para duas turmas, nas segundas-feiras pela manhã e terças-feiras à tarde. A dinâmica consistiu em assistir ao filme sobre a obra, debater sobre personagens e aspectos narrativos e, por fim, realizar uma oficina na qual os jovens elaboraram suas próprias histórias. Pertile destacou que um dos aspectos importantes da ação foi despertar a capacidade criativa e o empoderamento literário dos adolescentes.

 

Mensageiro da Caridade
Público assistindo o filme Harry Potter

Todos somos irmãos