NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Pesquisa avalia efeitos da violência no equilíbrio emocional

O Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, mantido pelo Mensageiro da Caridade na Vila Maria da Conceição vai contribuir com a pesquisa científica sobre os afetamentos psíquicos e emocionais de crianças e adolescentes. O trabalho acadêmico iniciou no dia 12 de julho. A atividade será realizada pela pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Giovana Coghetto Sganzerla.
Giovana explica que a investigação cientifica tem como objetivo verificar o quanto as situações de violência testemunhadas e vivenciadas afetam a cognição e o comportamento. “Nossa intenção é fazer uma avaliação desses aspectos com adolescentes e pré-adolescentes que estejam em condição de vulnerabilidade e já passaram por este tipo de experiência, seja ela de ordem psicológica, física, sexual ou até negligência”.
O Assistente Social do Mensageiro da Caridade, Jonas Pertile explica que se tratando de uma avaliação com fins de pesquisa, será fornecido um laudo breve com os resultados dessa avaliação que pode, inclusive, ser usado em favor dos usuários, pois o trabalho apontará aspectos sobre a capacidade cognitiva e saúde mental. Para garantir o caráter sigiloso da pesquisa, as famílias dos usuários com idade a partir de 12 anos até 17 anos, assinaram um termo de autorização para que participem desta pesquisa e, consequentemente, do atendimento que será desenvolvido pela profissional da área da psicologia.

Mensageiro da Caridade
Pais participam da etapa inicial da pesquisa.

Todos somos irmãos