NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Mensageiro da Caridade e
Rede de Escolas São Francisco implantam projeto de parceria

Mensageiro da Caridade, Arquidiocese de Porto Alegre e Rede de Escolas São Francisco, implantam o projeto “MENSAGEIRO DA CARIDADE NA ESCOLA E NO LAR”.Trata-se de um projeto de educação ambiental, para ser desenvolvido no ano letivo de 2018 junto ao corpo de alunos, professores e famílias dos estudantes.

O projeto visa à integração do Mensageiro da Caridade com a comunidade escolar e com as famílias dos alunos e professores, tendo a temática socioambiental que envolve a geração e descarte de resíduos como centralidade.

Em um primeiro momento, a equipe do Mensageiro da Caridade, utilizando-se de madeiras e materiais doados a Instituição, que seriam descartados no meio ambiente, confeccionou 100 lixeiras que foram entregues a Escola São Francisco no Bairro Menino Deus. Em um trabalho realizado com os estudantes, chegou-se a forma criativa de denominar cada personagem correspondente ao tipo de lixo a ser coletado e foi assim que surgiram: “Podritos” (lixo não reciclável), “Vitralda” (lixo reciclável – vidro), “Latildo (lixo reciclável –metal), “Mr. Traça” (lixo reciclável – papel), “Morgânica” (lixo orgânico) e “Vamplast” (lixo reciclável – plástico). Personagens estas que passaram a ilustrar cada uma das lixeiras, com suas especificidades e cores.

Para o diretor pedagógico da Escola São Francisco – Menino Deus, “a parceria entre a Escola e o Mensageiro da Caridade é mais uma forma de proporcionar o engajamento das famílias, através de seus alunos, para o envolvimento na educaçãosocioambiental.”

Segundo Luís Carlos Campos, diretor executivo do Mensageiro da Caridade, “esta ação buscaviabilizar estratégias que possibilitem maior envolvimento dos estudantes com a temática dos resíduos sólidos urbanos, com o reaproveitamento e com a reciclagem de materiais dando-lhes sobrevida com novos usos”.

Além do fornecimento de recipientes coletores (lixeiras) para as escolas, para o decorrer do ano estão programadas diversas atividades, tais como: um seminário temático envolvendo alunos, pais e professores; presença do grupo de teatro do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - programa social mantido pelo Mensageiro da Caridade) na Rede de Escolas São Francisco; implantação de um sistema de coleta de resíduos secos recicláveis e orgânicos; e, recolhimento dos resíduos nas Escolas.

 


Equipe do Mensageiro da Caridade entregando as novas lixeiras ecológicas
na Escola São Francisco - Menino Deus.

 


Novas lixeiras.

 



O design das novas lixeiras foi desenvolvido pelos alunos da Escola São
Francisco - Menino Deus.

Mensageiro da Caridade
Equipe do Mensageiro da Caridade entrega as novas lixeiras ecológicas aos alunos da Escola São Francisco - Menino Deus

Todos somos irmãos