NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Gincana estimula sustentabilidade ambiental

A retomada das atividades no Centro Social de Cultura e Arte Pe. Irineu Brand deu o tom da programação de 2020. Muita mobilização, alegria e engajamento. O Centro Social é mantido pelo Mensageiro da Caridade e atende a 150 crianças da Vila Maria da Conceição e comunidades da Zona Leste. Todos os participantes das oficinas foram envolvidos numa gincana muito animada e criativa. O tema escolhido foi o da Sustentabilidade Ambiental, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas.

As atividades técnicas deram lugar a uma programação lúdica muito atraente. Foram constituídas diversas equipes numa gincana que conta, inclusive, com atividades no interior da comunidade. Segundo a Coordenadora do Centro Social, Nina Cardoso, serão várias semanas de jogos, brincadeiras e atividades externas, incluindo visitas a praças e parques. “Com o tema da sustentabilidade queremos fortalecer a consciência para o cuidado e preservação dos recursos naturais. Pretendemos estimular a utilização de resoluções sustentáveis para que as pessoas adotem novas posturas em relação à geração de resíduos e o cuidado do meio ambiente”.

Entre as atividades está a produção de ecobags para a coleta de resíduos sólidos e iniciativas de caráter educativo envolvendo as famílias da comunidade para a separação correta dos produtos recicláveis.Uma das ações será a coleta de esponjas de cozinha sintéticas, dentro da estratégia da lógica reversa. “Além de evitar que o produto vá para o aterro sanitário, a coleta deste material poderá gerar recurso financeiro para o Centro Social aplicar em seus programas educativos”.

A programação da gincana também vai estimular o plantio de hortaliças e verduras. O rol de tarefas inclui a limpeza e o cuidado da horta do Centro Social. Nina destaca que a meta é utilizar as atividades lúdicas como ferramenta de ampliação da consciência de responsabilidade com o futuro da humanidade. “Vamos estimular o cuidado com o próximo, com o meio ambiente e com as relações de paz”.


Limpeza e cuidado com a horta é uma das atividades.

Mensageiro da Caridade
Gincana mobiliza as crianças e adolescentes do Cento Social

Todos somos irmãos