A população em situação de rua e famílias afetadas pela vulnerabilidade social foram beneficiadas com mais uma ação do Mensageiro da Caridade. No dia 12 de maio, a entidade realizou a primeira edição do “Mensageiro Doa Ação”. Motivada pelo lema “São tempos difíceis, mas o amparo não pode parar”, a iniciativa permite ao público beneficiado o acesso a roupas, calçados, mochilas, cuias de chimarrão, óculos de sol, instrumentos musicais cobertores, panelas e outros utensílios de uso doméstico. Em sua primeira edição, conforme o cadastro do Serviço de Atendimento Social da entidade, a ação beneficiou 158 pessoas.
A Assistente Social do Mensageiro da Caridade, Marta Bangel informou que foram beneficiadas pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, migrantes e usuários dos serviços da rede pública de assistência. “Muitas entidades como a CUFA, Pequena Casa da Criança, Ilê Mulher, Centro POP, Projeto Alice, CRAS, Aldeia SOS, de Porto Alegre e Canoas encaminharam seus usuários para nossa ação”. Foram repassados mais de mil itens. “Muitos pediram panelas para cozinhar a própria comida, mas também para preparar alimento para venda. Percebemos que muitas pessoas irão utilizar essas doações para geração de renda para subsistência”.
Para a Assistente Social da entidade, Andressa Rech, havia muita preocupação das pessoas com a proximidade do inverno, por isso, agasalhos e cobertores foram bastante solicitados. “Nos chamou atenção a presença de um grupo de deficientes visuais encaminhados pela CUFA, na presença da Educadora Social, Andreza Santana Schimit. Eles foram tratados com muito carinho pelo elevado grau de vulnerabilidade”. Ela destaca que várias gestantes buscaram auxílio para os bebês após o nascimento, revelando a falta de condições para cuidar dos filhos recém-nascidos.
Jorge Lopes foi um dos beneficiados pela ação. Ele está deixando a rua para morar em uma casa de aluguel através do programa Mais Dignidade, administrado pela FASC. Estava feliz pela oportunidade de escolher os primeiros utensílios domésticos. “Estou sendo premiado com a possibilidade de ter as primeiras peças para minha moradia”. Andressa Rech ressalta que a iniciativa teve apoio de uma grande rede de entidades na divulgação. “Proporcionamos que os usuários conheçam nosso trabalho e nossa instituição, mostrando a eles o que o Mensageiro da Caridade realiza para garantir os direitos fundamentais e vida digna para a população vulnerável”.