Estojo, canetinhas, lápis de cor e papel. Materiais simples, mas fundamentais para quem escreve e produz arte a partir da visão da rua. As peças foram repassadas pelo Mensageiro da Caridade, no dia 23 de junho, ao escritor e poeta em situação de rua, André Spencer dos Santos. Ele chegou a Porto Alegre em dezembro de 2020 para se tratar da dependência química.
Spencer foi acolhido pelo serviço de abordagem de rua do município e passou a residir por quinze dias em albergues e outra quinzena em pousada contratada pela política pública de atenção à população em situação de rua. “Produzo poemas e pretendo publicar um livro com meus textos. Meus poemas têm duas vertentes: o sentimento de quem vive na rua e o protesto que é muito vivo em nós”.
Ele tinha os instrumentos para registrar seus poemas, mas revela que o material foi furtado. “Então, procurei o Mensageiro da Caridade, que é uma entidade que nos ouve, entende e nos ajuda para atender às necessidades básicas”. André revela que tem nos textos bíblicos uma inspiração para seus poemas. O último que escreveu é uma releitura e adaptação do Salmo 23 para a realidade de quem vive na rua. O poeta descobriu sua vocação numa oficina de produção textual e poesia durante oficina realizada pela ONG Ilê Mulher.
Em agosto, ele conclui o tratamento psicossocial para superar a dependência química. “Meu sonho e meu propósito de vida é voltar para o mercado de trabalho na construção civil, sem esquecer a produção poética. “Quando o sol vai se escondendo; Eu me deparo com o medo. A incerteza me domina. E, me sinto desamparado. Deus me fala”. Esse é o trecho de uma de suas poesias que compartilha com os leitores.
A Assistente Social do Mensageiro da Caridade, Marta Bangel, atendeu e repassou o material para Spencer. “Nosso trabalho é atender a todas as pessoas em suas necessidades. Muitas são simples, mas tem um valor profundo para quem busca a superação de seus dramas e de seus conflitos”. André é a expressão de que o trabalho do Mensageiro da Caridade ajuda a cuidar da vida e a promover a cidadania.