O atendimento do Mensageiro da Caridade às pessoas em situação de vulnerabilidade também reserva momentos de emoção. Um desses momentos ocorreu no dia 20 de julho. Sabino Duarte de Souza, 56 anos, esteve na entidade. O que era um simples atendimento reservou situações de surpresa. Ele estava acompanhado da assistente social do Abrigo Marlene, Lucimar Rodrigues de Souza.
Ela havia entrado em contato com o serviço social do Mensageiro da Caridade solicitando a doação de um colchão e utensílios de cozinha para o usuário que vai receber aluguel social e estaria necessitando de alguns itens para organização da nova moradia. Durante o atendimento Sabino relatou a sua história de um verdadeiro herói. No dia 21 de maio de 1988, aos 33 anos descia de seu ônibus em um dia normal de trabalho quando viu uma jovem de aproximadamente 13 anos ser arrastada por um criminoso para um terreno baldio onde sofreria violência sexual.
Sem hesitar Sabino interviu na ação defendendo a moça. Recebeu um tiro que tirou totalmente o movimento de suas pernas. Desde então é paraplégico, mas nada impediu o seu desejo de viver. Foi casado e teve três filhos com os quais possui vínculos. Mesmo com a dificuldade de movimento é totalmente autônomo. Com imensas dificuldades econômicas buscou acolhida no abrigo municipal. Agora receberá o auxílio do aluguel social, por isso, precisou do apoio para organizar seu espaço de vida, já que é uma pessoa dedicada e esforçada.
Durante o atendimento ao receber os itens solicitados ficou muito feliz ao ser presenteado com uma cuia de chimarrão e térmica, para retomar um hábito do mate. Durante o relato de Sabino, a assistente social do Mensageiro da Caridade, Andresa Rech, percebeu as péssimas condições da cadeira de rodas que já tem há vários anos. Ele recebeu, então, uma cadeira de rodas praticamente nova que a instituição havia recebido em doação. O momento foi de grande emoção. “Não sei o que mais me impactou se foi a história, a superação, o otimismo do Sabino ou o momento em que recebeu os itens que ele nem esperava. Não temos dúvida de que assim como nossa instituição Sabino também tinha uma missão humanitária e a cumpriu ao salvar a vida de uma jovem, por isso, esse atendimento foi um encontro de humanidade”.