O Mensageiro da Caridade repassou 48 toneladas de arroz para 84 paróquias e os centros sociais que integram a rede constituída para o operacionalização desse programa. O produto será distribuído nos meses de fevereiro e março para as famílias cadastradas pelas equipes paroquiais, dentro do calendário de auxílio alimentar emergencial criado pelas paróquias. Essa ação tem apoio da Fundação Incobrasa, que entrega o produto industrializado para o Mensageiro da Caridade.
Segundo a integrante da Coordenação da Cáritas São José da Vila Nova, Clarice Benvenutti, na área da paróquia são beneficiadas mensalmente 150 famílias com esse produto. “Fazemos o repasse do alimento conforme a necessidade das famílias, a partir de um mapeamento e identificação das famílias em maior situação de vulnerabilidade”. Ela explica que a entrega é feita nos núcleos comunitários da Canazava, Jardim Vila Nova, Sede paroquial, Morro Quente, Calábria, Monte Cristo, Cohab e Campo Novo.
Clarice explica que a Cáritas São José promove campanha das comunidades para doação de outros alimentos, roupas e utensílios domésticos que são agregados no repasse às famílias. “A mobilização de recursos está muito difícil com a pandemia, mas mantemos a atividade com muito empenho e dedicação”. Ela acrescenta que a coordenação paroquial realiza um trabalho constante de controle sobre a distribuição. “Fazemos um encontro mensal de monitoramento, revisão planejamento das ações”.
A assistente social responsável pelo repasse do arroz às paróquias, Cintia Colombo, destacou que a transferência do produto para dois meses permite o planejamento das equipes. Ela destacou a pontualidade e a disponibilidade para a retirada do alimento no Mensageiro da Caridade. “Conseguimos executar todas as entregas conforme planejado e encaminhar o alimento para que as equipes possam realizar suas ações sem prejuízo no cronograma de atendimento às famílias”.