Apenas 36 municípios do Rio Grande do Sul têm população superior ao Bairro Restinga. Residem nesta região da Capital 60.729 pessoas. Nesta comunidade a taxa de analfabetismo é de 4,28% da população e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 1,76 salário mínimo. A renda média do por habitante é de aproximadamente R$ 469,17, menos de um terço da renda média dos habitantes da cidade de Porto Alegre. A pandemia agravou ainda mais a condição socioeconômico, porque foi uma das comunidades mais impactadas pelo desemprego.
Para auxiliar as famílias na sua sustentação durante a pandemia, o Mensageiro da Caridade realizou no dia 22 de fevereiro uma Ação na Comunidade. A atividade consistiu na entrega de duzentas cestas básicas para as famílias mais vulnerabilizadas. A ação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com apoio do Pároco, Pe. Claudionir Ceron e lideranças comunitárias. A distribuição do alimento foi realizada diretamente pela equipe do Mensageiro da Caridade.
Segundo o Diretor Executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, foram beneficiadas as famílias que estão referenciadas no Centro Social Pe. Leonardi, que funciona junto à Paróquia. “O alimento foi repassado à entidade por um doador anônimo, com o objetivo de contribuir nesta grande rede de ações solidárias promovidas pelo Mensageiro da Caridade para socorrer a população neste momento de dificuldade”.