Segundo informações do IBGE, o município de Viamão tem 33.14% de sua população vivendo abaixo da linha de pobreza. Os dados indicam que a cidade tem um dos maiores índices de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Porto Alegre. A situação é mais grave nas vilas e bairros afastados da região central. Uma das comunidades mais afetadas é a Vila Elza, localizada na divisa com Alvorada.
A pobreza agravou a situação socioeconômica das famílias, que vivem do sub-emprego ou do auxílio dos programas públicos. Por essa razão, o Mensageiro da Caridade realizou no dia 24 de março uma intervenção do programa “Ação na Comunidade”, na Vila Elza. Foram distribuídas 97 cestas básicas numa atividade promovida em parceria com a Paróquia Divina Providência. Segundo a líder da ação social paroquial, Suely de Souza Mendes, o socorro chegou num momento de grande necessidade das famílias. “Nessa ação foram beneficiadas as famílias acompanhadas e atendidas nos projetos sociais da paróquia, com prioridade para os núcleos familiares que têm gestantes e idosos”.
Segundo o Diretor Executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, a entidade tem empenhado esforços na mobilização de recursos para ajudar as comunidades. No entanto, as doações têm sido insuficientes. “A demanda é imensamente superior aos donativos recebidos, por isso, fazemos um apelo à comunidade para que continue colaborando para que possamos socorrer as comunidades mais vulneráveis, que tiveram sua situação agravada com a pandemia”.