NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Parceria reforça atenção emocional de crianças e adolescentes

Superar os afetamentos psíquicos e emocionais de crianças e adolescentes provocados pela pandemia é um dos desafios das entidades que desenvolvem trabalhos socioeducativos. No dia 16 de maio, o Centro Social Padre Irineu iniciou uma parceria com a PUC na área da psicologia. As estudantes Laura Aime de Oliveira Inda e Eduarda Mattuella Seibel desenvolvem um trabalho voluntário para ajuda aos participantes das oficinas da entidade. Nas  segundas e terças feiras, das 10 às 12h, elas realizar um trabalho lúdico, promovendo uma escuta sensível junto às crianças e adolescentes, para que possa ajuda-los a se compreenderem a si mesmos.

Segundo o assistente social, Jonas Pertile, o trabalho desenvolvido busca estudar, compreender, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais das crianças e adolescentes. “Essa tarefa tem por finalidade analisar e orientar situações de conflito e desajustes emocionais do âmbito educacional”.

Ele salientou que a presença dessas estudantes de psicologia na Instituição é fundamental, pois além de observar os comportamentos dos participantes, acompanham o rendimento nas atividades de oficinas, as mudanças comportamentais,  entre outros aspectos do desenvolvimento pessoal, social, emocional e intelectual de cada uma das crianças e adolescentes. “Com a coleta desses  dados, elas colaboram na orientação dos educadores no cuidado e no atendimento de situações de maior necessidade”. Pertile acredita que essa atenção as características dos participantes, vai colaborar de forma decisiva na integração social, no cuidado de conflitos pessoais e na adoção de procedimentos específicos para fomentar o desenvolvimento pessoal.

Mensageiro da Caridade
Atividade realizada no Centro Social Pe. Irineu Brand

Todos somos irmãos