Os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro Social Padre Irineu Brand terão um aprimoramento na atividade socioeducativa. Eles passaram a contar com a prática de uma modalidade esportiva. Todas as terças e quintas-feiras, crianças e adolescentes estão participando de oficina de Jiu Jitsu. A atividade está sendo desenvolvida pelo voluntário Luciano Ronei Bento Rocha.
Esta iniciativa tem o objetivo de prevenir a exposição às situações de risco, uma vez que a ação é executada no turno inverso ao da escola, proporcionando ainda desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida. Segundo o Assistente Social do Mensageiro da Caridade, Jonas Pertile, além do desenvolvimento corporal, a atividade promove a ampliação de trocas de vivências, aprimoramento do sentimento de pertença e de identidade, incentivando a socialização e a convivência comunitária.
Ele destaca que a oficina está beneficiando cerca de 30 crianças e adolescentes, que são divididos em grupos para melhor atendimento. “A prática do Jiu Jitsu, melhora a concentração, o equilíbrio mental, desenvolve o raciocínio, fortalece a autoconfiança, melhora a coordenação motora”. Além do aprendizado das técnicas dessa arte, a atividade do voluntário também aprimora outras questões como o respeito pelo próximo, disciplina e caráter, que contribuem para fortalecer os vínculos familiares e comunitários.