O rigor do inverno é sinônimo de aflição para a população em situação de rua. Para amenizar o sofrimento, o Mensageiro da Caridade implantou um serviço especial de atendimento a esse púbico. Todas as sextas-feiras pela manhã, o serviço social da entidade faz um trabalho direcionado para auxiliar nas necessidades básicas. Os homens são os que mais procuram o serviço, que apresenta demanda crescente nos períodos de chuva, porque as pessoas perdem os seus pertences e o vestuário.
Segundo a assistente social do Mensageiro da Caridade, Marta Bangel, a entidade promove a oferta de doação de roupas, calçados, meias, toucas, casacos, mochilas e outros itens, atendendo às maiores necessidades. “Também estamos oferecendo máscaras de proteção para ajudar no enfrentamento à COVID-19”. Ela ressalta que o foco deste projeto é atender às pessoas em situação de rua que ficam na região centro e no entorno da instituição.
Conforme os registros são beneficiadas cerca de 50 pessoas a cada dia da ação. “Essa atividade é de suma importância, pois torna o usuário empoderado e auxilia na sua autoestima fragilizada e assegura condições dignas de sobrevivência”. Além das doações, as assistentes sociais da entidade promovem momentos de escuta e realizam os encaminhamentos para a rede de apoio e de promoção humana.