O cuidado com o ambiente de vida não está limitado a uma fase da vida. Ela deve ser preocupação de todo o ser humano. No dia 10 de novembro, um grupo de quinze idosas do Serviço de Convivência Santa Clara, participaram de uma jornada de formação sobre sustentabilidade para a Terceira Idade. A atividade foi conduzida pela colaboradora da ONG Parceiros Voluntários, Silvetth dos Santos Lima. Ela dialogou com o grupo sobre o papel dos idosos na preservação do meio ambiente e quais os seus direitos.
O diálogo foi pautado pela orientação para a criar um meio ambiente mais saudável. A troca de experiência que aconteceu durante a atividade possibilitou aos idosos ampliarem seus conhecimentos, dividir vivências, avaliar erros e valorizar acertos. Silvetth afirmou que o aspecto mais importante é levar os idosos a se sentirem mais inseridos nas questões ambientais e na sociedade. “Vários integrantes relataram que é importante incorporar soluções sustentáveis para os resíduos gerados em suas residências, pois dessa forma sentem que estão exercendo a cidadania e dando bons exemplos para as futuras gerações em relação à preocupação e o cuidado com o ambiente”.
Os participantes demonstraram satisfação em cooperar com a atividade proposta, empenhados em colocá-la em prática no seu cotidiano. Esta proposta de educação ambiental é construir no indivíduo e na coletividade a conscientização para a adoção de atitudes que valorize a preservação do meio ambiente.