NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Seminário prepara ações da Campanha da Fraternidade

O Mensageiro da Caridade e lideranças das equipes de Caridade das Paróquias da Arquidiocese participaram no dia 16 de novembro do Seminário Estadual da Campanha da Fraternidade. O evento promovido pela coordenação das Pastorais Sociais da CNBB Regional Sul 3 reuniu lideranças da Igreja de todo o Estado para aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade de 2023 – “Fraternidade e Fome”. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da fome no Rio Grande do Sul e debater alternativas de programas a serem implementados com a participação da Igreja Católica.
O assessor do Mensageiro da Caridade foi um dos palestrantes do evento. Ele afirmou que há alimentação para todos, contudo, a pobreza, o acesso, a ausência de investimento na educação alimentar, desperdício, custo, má qualidade e distribuição dos alimentos são alguns dos fatores que interferem na dieta saudável da população brasileira. Um relatório produzido pela Institution of Mechanical Engineers mostra que são produzidas 4,5 bilhões de toneladas de alimentos por ano, enquanto a população mundial atingiu recentemente a marca de 7,2 bilhões de habitantes.
Bozzetto afirmou que, conforme o art 6º da Constituição Federal, alterado pela PEC 047 em 2010, é missão do Estado assegurar o direito à alimentação, mas depende do esforço político da sociedade a aplicação do direito. Ele afirmou que segurança alimentar é uma política própria. “Não é assistência social, é segurança alimentar alicerçada no tripé: acesso ao alimento, educação nutricional e produção de alimento seguro e sadio”. O assessor sugeriu que entre as ações da Campanha da Fraternidade esteja a proposição e instalação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional em todos os municípios do Rio Grande do Sul. “Precisamos fortalecer os processos de cooperação e colaboração na proposição e controle de ações públicas na área da segurança alimentar e nutricional, para fazer o controle de qualidade de gêneros e alimentos ofertados à população. Além disso, estimular e fomentar iniciativas comunitárias, autogestionárias e cooperativas de produção e distribuição de alimentos”.
Para preparar a Campanha da Fraternidade a CNBB Sul 3 irá promover nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, das 19h às 21h, um curso online de formação de multiplicadores. As inscrições serão feitas através das coordenações da dimensão da caridade de cada diocese.

Mensageiro da Caridade
Evento reuniu lideranças de todo o Estado.

Todos somos irmãos