Os migrantes que vivem em Cachoeirinha foram acolhidos e integrados à comunidade na festa de natal das famílias assistidas pelo serviço da caridade da Paróquia São Vicente e Paulo, no dia 10 de dezembro de 2022. O dia de convivência foi marcante para as crianças e para o fortalecimento da integração das famílias migrantes.
A equipe da Pastoral Social organizou uma estrutura com brinquedos para as crianças, pipoca e atividades lúdicas. No almoço, foi servido um galeto para as famílias assistidas, para promover a harmonia e a proximidade com as famílias migrantes. Um dos momentos mais esperados pelas crianças foi a chegada do Papai Noel e a distribuição de presentes. Com intuito de estimular a festa de Natal nas famílias, elas receberam um kit para preparar a ceia de Natal.
A coordenadora da Pastoral Social, Ivana Lentz, destacou que esta atividade é realizada a bastante tempo, mas neste ano foram agregadas muitas famílias migrantes. “Temos dificuldade para entender a língua, mas a solidariedade supera essa dificuldade. Muitos migrantes que já falam a língua portuguesa ajudam na tradução para facilitar nossa comunicação”. Participaram da comemoração 34 crianças e 21 famílias de migrantes haitianos e venezuelanos.
PARCERIA – No ano de 2023, a Paróquia será parceria do Mensageiro da Caridade no programa de segurança alimentar, com o repasse de arroz para composição de cesta básica distribuída mensalmente às famílias assistidas. Uma reunião foi realizada na sede do Mensageiro da Caridade, no dia 28 de dezembro com a presença do pároco, Pe. José Antônio Heinzmann e a equipe da Pastoral Social para acertar os detalhes da ação conjunta.