NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Gravataí auxilia a população em situação de rua

As equipes da caridade da Área Pastoral de Gravataí, com apoio do Mensageiro da Caridade e de entidades comunitárias realizaram uma ação conjunta para atender emergencialmente à população em situação de rua da cidade. A Prefeitura Municipal fechou o restaurante popular, deixando essa população desassistida do serviço de alimentação diária. Conforme dados da gestão municipal, a cidade tem cerca de 350 pessoas em situação de rua.
Para suprir essa necessidade, a Igreja Católica atendeu ao pedido da Pop Rua e serviu alimento no Quiosque da Cultura, nas quintas-feiras, durante o mês de janeiro e início de fevereiro. A mobilização resultou numa ação cooperativa entre as paróquias na organização e na execução da atividade. O referencial da Caridade do Vicariato de Gravataí, Pe. Batista Nunes Vieira, destacou a expressão de unidade e comunhão da comunidade eclesial. “Onde a vida está ameaçada nós somos convocados a cuidá-la. Foi isso que fizemos”.
A mobilização das paróquias continua. Uma ação na justiça garantiu, em caráter liminar, a distribuição de alimento fornecido pela Prefeitura Municipal. No entanto, a ação municipal cumpriu parcialmente à determinação judicial. Por isso, a Defensoria Pública foi acionada novamente para que a decisão seja cumprida integralmente. Segundo Pe. Batista, a meta é que haja assistência integral à população em situação de rua, com alimentação, acolhimento humanizado e programas que ajudem na superação da condição de rua. “Ficamos indignados com o descaso do poder público, mas continuamos trabalhando para o atendimento integral dos direitos dessa população”, assinalou Pe. Batista.
 

Mensageiro da Caridade
Equipe de distribuição do alimento

Todos somos irmãos