No dia 01 de abril, a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Porto Alegre, fez uma bela experiência de conversão e qualificação do trabalho pastoral. O grupo realizou uma tarde de estudos sobre a metodologia da ação com a população em situação de rua. A atividade foi realizada na Escola Porto Alegre, uma unidade educacional aberta que recebe a população em situação de rua para educação formal.
O ambiente maravilhoso de acolhida e integração contribuiu para que os agentes da pastoral, em conjunto com o povo da rua e os movimentos sociais pudessem conhecer, refletir e aprofundar a prática pastoral. Segundo o assessor da atividade, Prof. Renato Farias, foi uma tarde inspiradora para uma ação consequente no atendimento direto e na proposição de ações mais robustas. “Um dos destaques foi a reflexão sobre a incidência política para a proposição, formulação e implementação de políticas públicas”.
Um dos momentos ricos da atividade foi a troca sobre as convicções pessoais e o compromisso ético com a defesa da vida e a tarefa de contribuir na emancipação das pessoas. O grupo assinalou que pretende continuar o estudo e a reflexão nos encontros mensais e compartilhar com todos os agentes que não puderam participar da atividade em razão de compromissos pessoais e profissionais.