Conhecer a formação das rochas e minerais, as “famílias” dos animais, a história da ciência e da pesquisa e interagir com equipamentos científicos. A vivência com essas realidades foi experimentada no dia 30 de maio por 120 crianças e adolescentes que participam das atividades socioeducativas do Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand. Eles foram contemplados pela oportunidade de uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) localizado no Campus Central da Universidade.
O museu tem o propósito de preservar, conservar e comunicar o patrimônio científico e cultural. Ao mesmo tempo, articula e estimula a construção do conhecimento ao conectar diferentes públicos – alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral –, cumprindo seu papel de museu universitário. Todo o conhecimento gerado e preservado no museu é compartilhado com a sociedade através de exposições interativas, lúdicas e estimulantes, que valorizam a participação do visitante, possibilitando-lhe ser protagonista do seu próprio aprendizado.
O assistente social do Mensageiro da Caridade, Jonas Pertile, destaca que foi uma atividade cheia de expectativas e emoção para os beneficiados. “Eles puderam aprender muito sobre as descobertas científicas, a partir de uma relação com o conhecimento e com a estrutura capacitada para realizar a mediação cultural demandada pelos visitantes”. Todo o acervo do museu serviu de encanto para as crianças e adolescentes, que, em razão de sua condição socioeconômica familiar, não teriam condições de realizar uma visita custeando a atividade.