NOtícias

Fique por dentro de todas noticias

Audiência defende atendimento digno à Pop Rua

Com participação do Mensageiro da Caridade e da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Porto Alegre, aconteceu no dia 13 de junho uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Alegre para debater o atendimento à população em situação de rua. A atividade reuniu vereadores, lideranças dos movimentos sociais, integrantes da Pastoral do Povo da Rua e representantes da Prefeitura Municipal.
Foram apresentados pelas entidades da sociedade civil e por lideranças da Pop Rua dados e demandas para assegurar o atendimento em saúde, acesso aos serviços públicos e o fim da violência praticada por agentes públicos contra essa população. O coordenador da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Porto Alegre, Elton Bozzetto, afirmou que é necessário que Governo e Sociedade construam ações consistentes para ajudar essa população a superar a condição de rua. “Queremos assegurar atendimento humanizado e respeito à dignidade humana”.
A coordenação da Pastoral entregou para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal uma pauta de reivindicações, afirmando que é responsabilidade do município a prestação de serviço para esse público. As reivindicações incluem: realização imediata do censo da Pop Rua de Porto Alegre, instalação imediata do Comitê Municipal da Pop Rua, respeito à ação das organizações da sociedade civil que desenvolvem o atendimento emergencial não executado por uma política pública municipal, implantação de uma política habitacional municipal para a população em situação de rua, garantia de acolhimento e atendimento integral nos serviços de saúde e fim da truculência e da violência da Guarda Municipal e da Brigada Militar nas abordagens à Pop Rua.

Mensageiro da Caridade
Vereadores recebem reivindicações da Pastoral do Povo da Rua.

Todos somos irmãos