As recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul afetaram o município de Alvorada. O principal problema foi o alagamento provocado pela cheia do Arroio Feijó, na divisa com Porto Alegre. Mais de mil pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas pela defesa civil. Os principais bairros atingidos foram 11 de Abril, Americana, Nova Americana e Sumaré. Em muitas áreas residenciais o acesso só foi possível utilizando barcos.
Para auxiliar as famílias desabrigadas, o Mensageiro da Caridade mobilizou a coleta e distribuição de alimentos. O caminhão da entidade levou até a Paróquia São José Operário, no dia 13 de outubro, um carregamento de diversos alimentos que foram distribuídos pela paróquia através da equipe da caridade da Pastoral da Criança, que possui o contato com as famílias que se encontram em mais grave situação de vulnerabilidade social.
Segundo o diretor executivo do Mensageiro da Caridade, Luís Carlos Campos, foi possível atender a 150 famílias que estavam desabrigadas. “Sabemos que a cheia provocou estragos enormes e as famílias perderam os bens e os alimentos que possuíam”. Ele acrescentou que esse atendimento emergencial é necessário, principalmente para as famílias que têm crianças, porque o sofrimento é maior nesses casos.