Com intuito de construir uma estratégia de atendimento humanizado aos migrantes na área da segurança pública, aconteceu uma rodada de diálogo na tarde do dia 08 de novembro no Palácio da Polícia. A Diretora de Comunicação Social da Polícia Civil, Del. Eliana Parahyba e o Comissário Prates receberam o representante do Mensageiro da Caridade na área de migração, jornalista Elton Bozzetto, para apresentação da composição e das ações da rede de entidades que se dedicam ao migrante no Rio Grande do Sul.
Segundo a Del. Eliana, o objetivo dessa iniciativa é estabelecer uma rede de contatos com as entidades que atuam na área migratória, a fim de aprimorar o trabalho da PC. A ação pretende criar uma sinergia e ativar uma conexão que ajude a atender as pessoas migrantes em suas necessidades com informação legal, apoio na superação de conflitos de ordem legal e assegurar um atendimento humanizado nas unidades da instituição.
Para Bozzetto, é fundamental essa proximidade e diálogo para assegurar a atenção aos aspectos sociais e culturais na abordagem aos migrantes. “Precisamos fortalecer a integração e o diálogo entre as diferentes instituições para garantir o direito de migrar com direitos, facilitando o acesso à informação e o respeito ao cidadão que chega ao nosso Estado para contribuir com o desenvolvimento e assegurar condições de vida digna para si e para sua família”. O jornalista acrescentou que é necessário envolver a todos os atores públicos e privados numa conexão que permita o diálogo, transparência e cooperação para atuação compartilhada no atendimento humanizado e respeitoso ao migrante.