Os pesquisadores e especialistas já adotaram a postura comum de que o período de aquecimento global já foi ultrapassado. O tempo que estamos vivendo é de mudanças climáticas. O quadro global é tão dramático que durante reunião mundial sobre o clima realizada no dia 20 de setembro de 2023, o Secretário Geral da ONU, Antônio Guterres, afirmou que “a humanidade abriu as portas ao inferno”.
A reciclagem de resíduos sólidos é uma estratégia fundamental para contribuir com o equilíbrio climático planetário, porque assegura o reaproveitamento de materiais e gera matéria prima para a indústria e para a fabricação de bens. Somente em 2023, o Mensageiro da Caridade viabilizou a reciclagem de 125 toneladas de papel, a reutilização de 280 metros cúbicos de madeira e reindustrialização de 80 toneladas de sucatas de ferro (quadro global abaixo).
“Com atitude consciente de contribuir com a sustentabilidade ambiental, o Mensageiro da Caridade prossegue na ação de reutilizar todas as doações recebidas. Grande parcela é revisada, reformada e reutilizada, pois têm ainda longa vida útil. O supervisor administrativo do Mensageiro da Caridade, Alcione Peruzzo, destaca a importância desta modelagem de reutilização dos bens em desuso. “Muita gente trata os resíduos como lixo. Para nós é matéria prima que garante vida digna para muita gente”.
Ele lembra que são centenas de famílias beneficiadas todos os anos com os bens revisados e consertados. Peruzzo acrescenta que o tratamento sustentável dos bens doados ainda garante emprego para muitos jovens e adultos das zonas periféricas da cidade que estão ingressando ou voltando ao mercado de trabalho. “A atividade do Mensageiro da Caridade é um combo de atividades benéficas que servem para cuidar da vida em todos os sentidos”.
Volume de produtos reciclados pelo Mensageiro da Caridade, em 2023:
- PAPEL = 125 TONELADAS
- VIDRO = 1,3 TONELADAS
- PLÁSTICO = 28 TONELADAS
- METAIS = 0,7 TONELADAS
- SUCATAS DE FERRO = 80 TONELADAS
- MADEIRA REUTILIZADA = 180 m3