O Mensageiro da Caridade ofereceu contribuição fundamental para o Encontro Arquidiocesano das secretárias paroquiais e párocos das paróquias da Arquidiocese. A atividade aconteceu no dia 12 de março, no Seminário São José, em Gravataí. Durante a manhã, o assessor da entidade, jornalista Elton Bozzetto, participou do painel sobre o tema da Campanha da Fraternidade.
Na parte da tarde, o diretor executivo, Luís Carlos Campos, realizou encontro com as secretárias para repassar orientações sobre aspectos administrativos. “Destacamos a importância de cuidar das questões contábeis e a realização correta dos lançamentos no sistema de gestão administrativa, sobretudo, obedecendo os prazos estipulados para as informações”. Foi recomendado às secretárias que tenham o cuidado de fazer o lançamento preciso dos movimentos financeiros e contábeis das paróquias no Sistema Servus.
A abordagem do tema da Amizade Social contou ainda com a presença do Bispo Auxiliar, Dom Odair Gonsalves dos Santos, o gerente socioeducativo do Pão dos Pobres, João Rocha e do promotor de justiça, Afonso Konzen. Em sua palestra, Bozzetto afirmou que a Amizade Social é uma responsabilidade coletiva diante dos males que ameaçam a paz no mundo e a convivência humana. “Em uma sociedade marcada pela cultura do ódio, pelas tensões, pelos conflitos ideológicos, pelos antagonismos, a opressão, exclusão, negacionismo, desrespeito e intolerância, a Igreja Católica convoca todas as pessoas para assumir atitudes concretas de acolhida, cuidado, proteção, promoção, solidariedade e desenvolvimento humano integral”. Ele acrescentou que é necessário lembrar como viviam os primeiros cristãos que convertiam a fé numa virtude política que ajudava a criar condições para o bem viver em sociedade.
Konzen destacou a importância da função das secretárias paroquiais na acolhida das pessoas. Ele destacou que no rosto de cada pessoa estão as marcas de suas dores, por isso, a acolhida humanizada é o primeiro passo para superar as divisões e todas as formas de exclusões, para que a Igreja seja um lugar de humanização e um espaço de ajuda e cuidado das pessoas.