O cultivo do folclore e das tradições faz parte da ação educativa desenvolvida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mantido através das doações enviadas ao Mensageiro da Caridade. Nesta sexta-feira (30 de junho/17) crianças e adolescentes comemoraram a festa de São João com muita alegria, música, comida gostosa e convivência.
A educadora social, Tânia Ramalho, destaca que o aspecto significativo da festa deste ano foi o envolvimento entre pais e filhos. “Fizemos uma parceria com as famílias envolvendo os pais na confecção da roupa típica”. Foram repassadas orientações e retalhos para que as roupas tivessem um caráter de autenticidade. Tânia salienta que esse procedimento favorece a construção conjunta e a proximidade na relação entre pais e filhos. “Foi fantástico esse envolvimento das famílias, que tiveram muita criatividade nas confecções”.
Outra inovação para este ano foi o envolvimento da comunidade. A coordenação do serviço fez um apelo aos comerciantes do bairro Azenha para apoiar a iniciativa. “Recebemos doações de brindes, doces e alimentos. Houve uma sensibilidade muito expressiva dos empresários, que viabilizou a realização da atividade. As crianças agradecem esse apoio e generosidade dos empresários que fizeram essa contribuição”.
Trajes preparados com ajuda dos pais
Muita coisa boa para comer
Monitores e instrutores serviram os participantes
Pessoal ficou bonito com veste típica
Não faltaram brincadeiras típicas como a dança das cadeiras