Os detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre, conhecida como Presídio Central, terão maior dignidade com apoio do Mensageiro da Caridade. Na última sexta-feira (23 de fevereiro/18), a organização da Igreja Católica repassou uma carga de vestuário e agasalhos para a organização da segurança pública. A iniciativa atende a uma demanda dos detentos e da direção da Cadeia Pública.
Segundo a Soldada Lizandra Aparecida Lopes, há uma necessidade muito grande desse tipo de artigo para a população carcerária da Cadeia Pública e do Centro de Triagem. “Muitos detentos, especialmente do Centro de Triagem, são oriundos de famílias muito pobres e outros não têm relacionamento familiar, ficando desassistidos. Nós precisamos desse tipo de parceria que o Mensageiro da Caridade nos oferece para assegurar um atendimento digno dos detentos”.
As roupas femininas serão destinadas às casas de detenção que atendem a mulheres na Região Metropolitana. A Soldada Lizandra explica que a triagem do material será feita pelos próprios presos. “As que não estiverem em pronta condição de uso serão reformadas ou customizadas na oficina de costura da penitenciária”. O Diretor Executivo da Cáritas Arquidiocesana, Luís Carlos Campos, afirmou que o atendimento humanizado dos presos também é missão da entidade com o apoio recebido dos doadores do Mensageiro da Caridade. “Formamos assim uma grande rede de atendimento humanitário”.
Soldada Lizandra (c) recebeu os donativos